São Paulo, 26 de outubro de 2022 – A Oakberry, hub de superfoods, levantou R$50 milhões em sua estreia no mercado de capitais com sua primeira emissão de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) sustentável. Os recursos serão destinados à compra do açaí in natura de cooperativas e ribeirinhos cadastrados na Amazônia com melhores práticas de manejo sustentável, com parecer independente externo alinhado aos parâmetros da International Capital Market Association (ICMA) e da Climate Bonds Initiative (CBI).
“O açaí é um produto sustentável por essência, uma alternativa econômica à extração do palmito e que depende da floresta em pé. Quando se entende que o açaí é renovável e tem valor sem precisar cortar nenhuma árvore, conseguimos fomentar a economia aliada à preservação da mata nativa”, diz Georgios Frangulis, CEO e co-fundador da Oakberry.
A primeira emissão de um título atrelado a métricas ESG é um marco na história da Oakberry e dá sequência a seu processo de verticalização, iniciado no ano passado, quando a companhia captou R$ 84 milhões em uma rodada privada para financiar a compra de duas fábricas.
“Após termos o controle da produção 100% realizada por fábricas próprias, estamos prontos para avançar na agenda sustentável, estendendo o controle de qualidade e manejo para a cadeia de suprimentos”, explica Gustavo Janer, sócio e CFO da Oakberry.
A demanda pelo CRA garantiu um custo de dívida atrativo, a CDI + 2,3% ao ano e prazo de cinco anos. A oferta foi coordenada pelo Bradesco BBI e teve a gestora JGP, referência no mercado de crédito ESG, como investidor-âncora.
“Para nós, foi muito importante poder assessorar a Oakberry neste CRA Sustentável, fomentando a bioeconomia na região Amazônica, com o comprometimento em destinar seus recursos, desde o início, para a compra do açaí produzido a partir do manejo sustentável e, ainda, levando benefícios sociais para a população local”, diz Marina Milanez Marchesan Rodrigues, head de Renda Fixa Local do Bradesco BBI.
A captação também é um importante passo para a estratégia de expansão internacional da Oakberry. Além de disponibilizar capital adicional para investimento em lojas próprias e franquias no exterior, a emissão com carimbo ESG atesta o compromisso da companhia para a comunidade internacional que cada vez mais pauta suas decisões de consumo e de investimento em critérios sustentáveis.
Criada em 2016, a Oakberry cresce em ritmo acelerado e já conta com cerca de 600 lojas em mais de 30 países, além do Brasil, com 70% da receita proveniente de operações no exterior. Até o final do ano, prevê ampliar a presença para 40 países.