A equipe de pronta resposta da Moraes Velleda, consultoria de prevenção de perdas e gestão de riscos, coordenou um trabalho de recuperação de carga de bebidas roubada, em parceria com seguradora, gerenciadora de riscos e forças policiais, no último mês, conseguindo evitar o prejuízo do cliente no valor de R$ 315 mil.

Ação rápida possibilitou recuperação do veículo e prisão

Fortemente armados, os assaltantes abordaram o motorista no município de Francisco Sá (Minas Gerais), fazendo-o refém enquanto assumiram a condução do veículo. A gerenciadora registrou a perda de sinal do veículo às 2h da madrugada, em um posto de gasolina localizado nas imediações da cidade de Divisa Alegre (MG), na chegada à Bahia. Notando circunstâncias estranhas à operação, a Moraes Velleda foi notificada e deu início às buscas por equipes de pronta resposta e força policial da região.

“A gerenciadora foi orientada pela MV a aumentar o raio de acionamento das autoridades policiais da região e, em comunicação permanente com o time de gestão, a Polícia Rodoviária Federal da Bahia empreendeu intensa busca pela região”, conta o CEO da empresa, André Moraes Velleda.

Eram quase 5h da manhã quando o veículo voltou a se posicionar no sistema da gerenciadora, indicando estar na região de Cândido Sales (Bahia), a 45,8KM do posto de gasolina em Minas Gerais onde deveria fazer o pernoite. Imediatamente foram acionadas as tecnologias de bloqueio e sirene no veículo.

Tiros e perseguição

Às 6h30 o veículo foi localizado pela Moraes Velleda em um posto de gasolina abandonado com cinco pessoas em volta, e o prestador retornou com policiamento. Entre as pessoas estava o motorista, que indicou que o interior do baú estava vazio. As buscas seguiram com informações de inteligência sobre possíveis paradeiros da carga. A Polícia Rodoviária Federal da Bahia então localizou um grupo suspeito que, avistando a proximidade das equipes policiais, empreendeu fuga iniciando uma troca de tiros e perseguição.

A rápida ação da Moraes Velleda, em consonância com os times da seguradora, gerenciadora de riscos e PRF/BA, resultou no resgate do motorista ileso, recuperação do veículo e, posteriormente, da carga de bebidas, na cidade de Vitória da Conquista (BA).

O motorista, que havia sido levado pelos homens que o abordaram a uma mata fechada onde esteve vigiado enquanto comparsas seguiram com o caminhão, foi encaminhado à PRF de Pedra Azul (MG) para realizar o boletim de ocorrência e ajudar na identificação dos criminosos, que foram apreendidos.

Segundo Andre Velleda, a ação coordenada da MV, mais uma vez conseguiu evitar prejuízos ao patrimônio de clientes e parceiros. “Nosso bom relacionamento com o mercado e com as polícias de diversas localidades, somado aos esforços para entregar os melhores resultados no mercado de transportes, evita perdas e minimiza riscos para a operação de transportes, cujos sinistros são tão comuns hoje nas estradas brasileiras”.