No mês da saúde do homem, iniciativa aposta no humor para destacar a importância dos cuidados na prevenção de doenças

A D’Or Consultoria promove a campanha de Novembro Azul, Cuidado, Bicho! – mês da saúde do homem, fazendo analogia aos ditos populares ainda muito utilizados como desculpa, para não manter os exames médicos em dia. “Forte como um touro” e “saúde de leão” são alguns exemplos.

Os materiais, 100% digitais, serão utilizados nas redes sociais, além de cartazes e vídeos curtos, que trazem com bom-humor informações úteis para sensibilizar o público masculino sobre a necessidade de prevenção.

“Cuidar da saúde masculina não precisa ser um bicho-de-sete-cabeças. Para isso, utilizamos uma linguagem atual inspirada nos memes, que facilita a percepção da quebra da figura de saúde inabalável, presente no vernáculo masculino”, explica Alexandre Buika, superintendente de Marketing e Comunicação da D’Or Consultoria.

A iniciativa faz parte do calendário anual de saúde da empresa. Por meio de informações confiáveis e de qualidade, a campanha #CuidadoBicho tem o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de não descuidar da saúde e adotar hábitos saudáveis.

Prevenção

A campanha destaca as principais doenças que acometem o público masculino e busca orientar sobre os caminhos de prevenção. As doenças que levam a um maior número de óbitos são o câncer de próstata e de pulmão, obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e cirrose.

Para prevenir o câncer de próstata existem dois exames que podem ser feitos: o toque retal, que é um método rápido e que não dói. Existe também o exame de sangue, conhecido como PSA (antígeno prostático específico), método conhecido para a detecção precoce deste tipo de câncer. Esses exames geralmente são indicados nos casos de presença de sinais e sintomas da doença, ou, periodicamente nos casos de risco.

Sinais como dificuldade ao urinar com a diminuição dos jatos, gotejamento e micção em dois tempos, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência e incontinência miccional e aumento na frequência durante à noite são alguns dos sintomas mais comuns.

O câncer de pulmão já é a principal causa da morte por câncer no Brasil, 85% dos casos estão associados diretamente ao tabagismo. A motivação do fumante é o principal fator a ser avaliado no processo de abandono do hábito, e também, um dos principais obstáculos do processo.

A obesidade é uma condição médica em que se verifica acumulação excessiva de tecido adiposo ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde. A doença afeta no Brasil 20% dos homens. O sedentarismo e a má alimentação são as principais causas. Quem sofre com a obesidade pode também sofrer com graves doenças como: diabetes, hipertensão, infarto, aneurisma, colesterol alto e depressão. Para a prevenção da doença é importante diminuir o consumo diário de calorias, comer alimentos saudáveis e se exercitar regularmente por pelos menos 20 minutos.

A cirrose (alcoolismo) é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea. A condição é responsável por mais de 200 doenças e por 3 milhões de mortes mundiais o ano todo.

Para baixar os vídeos e outros materiais da campanha #CuidadoBicho, acesse: https://dorconsultoria.com.br/portfolio/cuidado-bicho/