Identificar as principais exposições e riscos, tanto em termos de danos materiais, quanto à continuidade dos negócios, é o tema do I Fórum Técnico Online de Segurança contra Incêndio em Indústrias, que contará com participação de especialista da Zurich

Nesta segunda-feira, 05 de outubro, a partir das 19 horas, acontece o I Fórum Técnico Online de Segurança contra Incêndio em Indústrias. Promovido pela Hilti Brasil, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (AEAMC) e a Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança (ABSEG), com o apoio de entidades correlatas, o evento visa a discutir como as seguradoras fazem as análises de riscos para minimizar perdas em plantas industriais. A Zurich, que conta com quase 800 engenheiros de risco em todo o planeta, participará do seminário por meio de um desses especialistas.

Quem falará em nome da companhia será o engenheiro de riscos Ronoel Souza. Em sua palestra, ele abordará como são feitas as análises de risco pelas seguradoras, bem como dará recomendações sobre como minimizar perdas nas plantas industriais. “A análise dos riscos de incêndio tem por objetivo identificar as principais exposições e riscos relacionados àquela determinada atividade, tanto em termos de danos materiais, quanto à continuidade de negócios”, explica o profissional, que também apresentará um case real de incêndio em uma planta industrial.

Um elemento fundamental da análise a que Ronoel se refere são as estimativas de perdas, que muitas vezes são utilizadas para a determinação de limites de apólices e até franquias. O engenheiro explica que elas são desenvolvidas a partir de duas premissas básicas. A primeira é a Perda Máxima Possível, que parte do princípio de que nenhum dos sistemas aplicados, ou até mesmo a intervenção humana, serão capazes de atuar de maneira eficaz – as perdas serão limitadas somente por fatores relacionados a carga combustível do conteúdo. A segunda premissa chama-se Dano Máximo Provável, que parte da premissa de que todos os sistemas protecionais existentes atuarão de maneira eficaz, muitas vezes atenuando as perdas de forma significativa.

“O que muitos não sabem, é que a análise de riscos de incêndio não se limita somente ao potencial de danos por incêndio, mas por qualquer outra exposição relevante, como perigos da natureza, exposições externas, quebra de máquinas, entre outras”, adverte Ronoel. 

AGENDE-SE

I Fórum Técnico Online de Segurança contra Incêndio em Indústrias

05 de outubro, às 19 horas

Para participar do evento online, basta acessar o link do formulário e se cadastrar virtualmente.