A companhia atende a quase 80% do PIB brasileiro com seus quatro pilares: Impressoras e Multifuncionais, Notebooks e Desktops, Smartphones e Tablets e Inovação Digital

O início

A Simpress foi fundada no ano 2001 para oferecer outsourcing de equipamentos de impressão. No primeiro ano de atuação, o faturamento era composto 80% por distribuição e 20% pelo outsourcing, com apenas 70 colaboradores.

A liderança

Hoje, 18 anos depois, é líder de mercado nesse segmento por 13 anos consecutivos, atende praticamente 80% do PIB brasileiro e conta com nove filiais espalhadas pelo Brasil e cerca de 1600 funcionários. Além de 2000 contratos ativos e 150.000 equipamentos instalados em 1200 clientes no território nacional.

Com o decorrer dos anos, o mercado de outsourcing expandiu e a empresa tornou-se uma das maiores provedoras de locação de equipamentos e soluções, incorporando notebooks, desktops, tablets e celulares ao seu line up

Nos anos 90, a copiadora era um produto analógico, hardware de reprodução de documentos, e as pequenas impressoras custavam muito caro e não atendiam às necessidades dos usuários. Nesse momento, a indústria criou um produto que mudou as regras do jogo – a impressora multifuncional. Este lançamento coincidiu com as mudanças pelas quais passavam as áreas de tecnologia das companhias, com a onda da internet. As empresas, então, perceberam que poderiam terceirizar operações de TI que não agregavam valor ao negócio. Foi aí que a Simpress enxergou uma oportunidade para oferecer sistemas terceirizados de impressoras. 

O desafio, então, foi o de promover uma verdadeira reengenharia dentro do cliente, criando pools de impressão e eliminando as pequenas máquinas individuais, que tinham um custo elevado. A partir daí, foi possível gerenciar o equipamento e controlar custos, gerindo o parque de impressão dos clientes.

“Quando o cliente nos atendia, mostrávamos quanto ele gastava com impressão e que poderíamos oferecer um processo melhor, rentável e com mais qualidade e tecnologia”, comenta Danesi.  

A Simpress teve três fases bem definidas. Por 13 anos foi uma empresa independente, conquistando o posto de único case de companhia autônoma no Brasil a ser líder de mercado. Em 2014, a Samsung, que tem vasto expertise em B2C, adquiriu a companhia com o objetivo de utilizar o seu modelo de negócio B2B, tornando a brasileira a mais forte subsidiária da Samsung no mundo, em apenas dois anos. A terceira etapa foi a venda das operações de impressão da Samsung para a HP, que decidiu manter a Simpress com a sua identidade original. 

“Nos primeiros 16 anos, trabalhamos o conceito de outsourcing de impressão. Dois anos atrás, porém, entendemos que a proposta poderia ser expandida para outros formatos. Desenvolvemos, então, a plataforma SaaS (Simpress as a Solution), que leva uma oferta completa para atender às diversas necessidades dos nossos clientes”, explica Danesi.

Atualmente, a companhia possui quatro pilares: Impressoras e Multifuncionais, Notebooks e Desktops, Smartphones e Tablets, além de Inovação Digital. E atua em quatro áreas: oferece soluções de tecnologia, administra logística distribuída, faz gestão de Recursos Humanos Distribuídos e também executa o gerenciamento financeiro. 

Danesi comenta que 2019 tem sido bastante positivo.

“Crescemos 10% nos primeiros seis meses comparando com o ano passado, mesmo num cenário econômico desafiador. Neste mesmo período, conquistamos duas vitorias importantes: a implementação do Outsourcing das Coisas e o fechamento de contratos importantíssimos, através da expansão de nosso portfólio de produtos. Um dos nossos clientes, a Avon, contratou, de uma só vez, o outsourcing de quase 1000 smartphones”, comemora. 

Simpress Assistance

No caso de clientes em que 100% do processo das vendas passa pelo smartphone de seus funcionários, o trabalho de frota distribuída da Simpress é de suma importância, pois em caso de quebra, queda, roubo, perda do produto, eles contam com o Simpress Assistance, que tem grandes benefícios, como garantia de reposição de aparelho em 24 horas, com todos os sistemas instalados e pronto para utilização, cobertura contra defeitos de fabricação e danos acidentais e entrega de todos os devices com película e capa já instaladas, dentre outros. 

“Com esta nova oferta, o funcionário não fica sem o celular e nem deixa de trabalhar, pois temos um processo estruturado para a troca do seu aparelho, em todo o território nacional. Em um contrato grande, ocorrem de 3 a 4% de acidentes por mês sobre a frota, o que dá, aproximadamente, 120 ocorrências mensais. O TI interno do nosso cliente não está estruturado para este atendimento, mas, nós estamos”, explica Danesi. 

A organização investe em automação de processos, aplicações inteligentes e inteligência artificial. A expectativa da Simpress para 2020 é duplicar a participação no outsourcing de PCs e mobiles, e espera que eles representem 20% do faturamento da companhia.

“Somos uma empresa de vanguarda. Me sinto extremamente feliz e realizado por haver conquistado uma posição expressiva no mercado e por manter a relevância da companhia mesmo após as aquisições ocorridas por parte da Samsung e HP. Seguiremos com a nossa missão de tornar a vida do cliente mais fácil, oferecer aos nossos colaboradores desenvolvimento e processo de carreira, prover as nossas revendas parceiras os melhores produtos e atendimento, além de manter a relevância estratégica para nosso acionista”, finaliza o executivo.

spin